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Qual a data limite para pagamento da renda?

A renda das habitações sociais deve ser paga até ao dia 10 (inclusive) de cada mês. Se o dia 10 coincidir com dia não útil (Sábado, Domingo ou feriado) considera-se como último dia de pagamento o dia útil imediatamente seguinte.

Posso pagar a renda para além do dia 10?

A renda, pode ainda ser paga até ao final do mês a que respeita, contudo, sofrerá uma penalização de 15% sobre o valor da renda, ou ainda uma penalização de 50%, se a renda for paga no mês seguinte.

Como e onde posso pagar a renda após o dia 10?

A qualquer momento, poderá pagar a renda nos serviços da secretaria da VRS ou então poderá fazê-lo por transferência bancária, indicando sempre o n.º de morador.

Tenho rendas em atraso. O que posso fazer?

Deverá dirigir-se pessoalmente aos serviços jurídicos da VRS, ou entrar em contacto via telefone.

O titular do contrato faleceu. Como faço para alterar a titularidade?

Deverá dirigir-se pessoalmente aos serviços jurídicos da VRS com os documentos obrigatórios para instrução do pedido.

Pretendo entregar a minha habitação, o que faço?

Primeiro, deverá contactar os serviços no sentido de informar essa pretensão. De imediato, será marcada uma vistoria no sentido de averiguar as condições em que a habitação se encontra. Caso tudo se encontre em bom estado, deverá deslocar-se aos serviços jurídicos no sentido de assinar documento de cessação de contrato e fazer a entrega das chaves.

A minha vizinha faz muito barulho! Onde posso apresentar uma reclamação?

A VRS não intervém em conflitos entre vizinhos pelo que deverá apresentar a reclamação às autoridades policiais.

É possível a realização de transferências de habitação?

As transferências de habitação são possíveis em casos prementes, devidamente justificados de saúde dos inquilinos, ou em situações de sublotação ou sobrelotação do fogo.

Como regularizar uma situação abusiva?

Em nenhuma situação é possível regularizar uma situação abusiva. Em caso de se verificar a existência de uma situação abusiva é de forma imediata intentado um processo de desocupação do fogo.

Qual o destino das casas vagas?

As habitações vagas são para atribuição às famílias desfavorecidas que apresentaram pedido de habitação social no Município de Vila Real. Apenas o Município de Vila Real é responsável pelo processo de atribuição e posterior encaminhamento do processo para os serviços da Vila Real Social para a elaboração do contrato de arrendamento.

É possível realizar revisão extraordinária de renda?

A revisão extraordinária de renda realiza-se sempre que existir alteração da composição do agregado familiar, do seu rendimento ou das suas características. Neste sentido, o inquilino deverá preencher o formulado devido para o efeito (link) e anexar os documentos solicitados.

O que é a reabilitação Urbana?

Segundo o Decreto-lei n.º 307/2009, de 23 de Outubro, entende-se por Reabilitação urbana: a forma de intervenção integrada sobre o tecido urbano existente, em que o património urbanístico e imobiliário é mantido, no todo ou em parte substancial, e modernizado através da realização de obras de remodelação ou beneficiação dos sistemas de infraestruturas urbanas, dos equipamentos e dos espaços urbanos ou verdes de utilização coletiva e de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação ou demolição dos edifícios.

O que é uma ARU?

«Área de Reabilitação Urbana», segundo o D.L. 307/2009 de 23 de Outubro no artigo 2º é a: “área territorialmente delimitada que, em virtude de insuficiência, degradação ou obsolência dos edifícios, das infraestruturas, dos equipamentos de utilização coletiva e dos espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, designadamente no que se refere às suas condições de uso, solidez, segurança, estética ou salubridade, justifique uma intervenção integrada, através de uma operação de reabilitação urbana aprovada em instrumento próprio ou em plano de pormenor de reabilitação urbana”.

Como posso saber se o meu imóvel se encontra na ARU?

Para verificação se o imóvel se encontra dentro do limite da área definida de reabilitação urbana, deverá consultar a planta de delimitação das áreas de reabilitação urbana. * Centro Histórico * Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro * Bairro da Lavarqueira * Bairro de Parada de Cunhos * Bairro São Vicente de Paula *- Bairro de Vila Nova

Quais os efeitos da aprovação de uma ARU?

A aprovação de uma área de reabilitação urbana obriga a respetiva entidade gestora a promover operação de reabilitação urbana e a definir os benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património. Confere ainda, aos proprietários e titulares de outros direitos, ónus e encargos sobre os edifícios ou frações nela estabelecidos na legislação aplicável, sem prejuízo de outros benefícios e incentivos relativos ao património cultural.

O que é uma Operação de Reabilitação Urbana?

Os municípios podem optar pela realização de uma operação de reabilitação urbana simples (dirigida ao edificado) ou sistemática (intervenção integrada, dirigida à reabilitação do edificado e à qualificação das infra-estruturas, dos equipamentos e dos espaços verdes e urbanos de utilização coletiva, visando a requalificação e revitalização do tecido urbano, associada a um programa de investimento público). As operações de reabilitação urbana simples e sistemática são enquadradas por instrumentos de programação, designados, respetivamente, de estratégia de reabilitação urbana ou de programa estratégico de reabilitação urbana.

Como posso saber se o meu imóvel se encontra na ARU?

abrir planta de delimitação da ARU.

Que incentivos/apoios existem para a reabilitação?

Consultar o portal da habitação.

Onde posso requerer o cartão de morador?

Para requisitar o Cartão de Morador deverá dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe do Município de Vila Real, sito na Avenida Carvalho de Araújo.

Como posso ter acesso ao Cartão de Morador?

Deve cumprir o estipulado no Artigo 11º do Regulamento municipal. Genericamente, deve ser morador numa zona de estacionamento de duração limitada e ser proprietário ou locatário de um veículo automóvel.

Que documentos são necessários para requerer o Cartão de Morador?

• Carta de Condução • Certidão da Conservatória de Registo Predial, na qual conste o registo de propriedade a seu favor ou contrato de arrendamento; • Certificado de Matrícula do Veículo;

O Cartão de Morador tem custos?

O cartão de morador é grátis para a 1ª viatura e tem um custo de 20,00€ para a segunda. A emissão de uma 2ª via tem igualmente um custo associado de 30,00€.

Posso pagar por telemóvel?

Este tipo de funcionalidade ainda não se encontra ativa nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, exploradas pela Vila Real Social, ainda que o mesmo possa vir a ser possível ainda no decorrer do ano de 2016.

Qual é a validade da Avença?

A avença é válida por 30 dias após a validação inicial.

Até quando deve ser paga a Avença?

A avença deverá ser paga impreterivelmente até ao último dia de validade da avença. Após este prazo e caso não se tenha verificado o pagamento, o acesso ao parque será possível, devendo contudo efetuar o pagamento das frações utilizadas.

Como e onde posso pagar a Avença?

A avença deverá ser paga nas máquinas de pagamento automático existentes no Parque de Estacionamento, ou ao Balcão a um dos funcionários credenciados para o efeito, sempre em numerário ou cheque, nos seguintes locais e horários: • Parque Estacionamento do Seixo: 2ª Feira das 08:30 às 9:30; 4ª Feira das 15:00 às 16:00; 6ª Feira das 08:30 às 9:30

Em caso de avaria como proceder?

Na eventualidade de se verificar qualquer anomalia com o equipamento deverá ser solicitada assistência através dos números que estarão disponíveis nas Máquinas de Pagamento Automático e nos terminais de entrada e saída que se encontram nos parques.

Tenho uma avença das 07:00 às 22:00. Posso entrar e/ou sair depois deste horário?

Sim. Terá no entanto que pagar o valor excedente na máquina de pagamento automático utilizando para o efeito o seu cartão de avençado. O cálculo deste excedente é obtido pela aplicação do tarifário em vigor para os bilhetes rotativos consoante o tempo excedido.

Como se processa a entrada e saída no parque?

O cartão de avença que é fornecido tem toda a informação necessária. Nas entradas dos parques estará colocado equipamento de leitura. Apenas terá que aproximar o cartão de avençado do equipamento e aguardar que a barreira levante. O procedimento à saída é o mesmo.

É possível interromper a Avença?

Sim. No entanto existem regras que deverão ser observadas. A interrupção nunca se verificará a meio do mês, o procedimento será não renovar a avença no final do mês e reativá-la quando necessário junto da caixa manual.

É necessário informar que pretendo interromper a avença?

Não, apenas quando for necessário reativá-la.

Pretendo mudar de tipologia de Avença é possível?

Sim. Para isso basta que informe a VRS, EM, SA. 15 dias antes da renovação, que pretende uma nova tipologia de avença. Não sendo observado este prazo a VRS, EM, SA não garante que a alteração seja possível.

O cartão de avençado tem uma matrícula inscrita. Só posso entrar com esta viatura?

Não. Poderá entrar com qualquer viatura sendo que o cartão de avençado apenas permite o acesso ao parque de forma alternada, não permitindo que 2 viaturas entrem no parque em simultâneo com o mesmo cartão de avençado.

Se perder o cartão como devo proceder?

Deverá comunicar de imediato tal facto à VRS, EM, SA. para que seja possível cancelar o cartão. A entrada no parque, até à emissão de novo cartão, apenas será possível através de bilhete rotativo, sendo que a VRS,EM, SA não procede ao reembolso de qualquer valor.

A minha viatura foi assaltada/vandalizada num parque da VRS. Qual é a responsabilidade da empresa?

O estacionamento não constitui um contrato de depósito, razão pela qual, a VRS ou a Câmara Municipal de Vila Real não são responsáveis por furtos ou danos em pessoas ou viaturas.

Missão da EMPRESA
A VILA REAL SOCIAL, E.M., S.A, assume-se como uma empresa que busca a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Vila Real, cumprindo a orientação estratégica traçada pelo Município, através da implementação de políticas de habitação social, estacionamento e reabilitação urbana, desde o início dos processos até à sua conclusão, utilizando, para tal critérios de gestão permitam obter a qualidade definida, respeitando a especificidade socioeconómica dos seus clientes e controlando os custos.

 

Visão da EMPRESA
A VILA REAL SOCIAL, E.M., S.A., vê-se como uma estrutura organizativa multidisciplinar e flexível que fomenta a proximidade entre os clientes e a cadeia de valor através da promoção da qualidade de vida de todos os cidadãos de Vila Real.
A VILA REAL SOCIAL, E.M., S.A. visa assegurar a boa gestão de todos os equipamentos residenciais do Município, através de um trabalho exigente e rigoroso, centrando a sua atividade na plena satisfação dos moradores, contribuindo para a sua integração social e melhoria da qualidade de vida.
A VILA REAL SOCIAL, E.M., S.A. pretende constituir-se como uma Empresa de elevado sentido de responsabilidade de intervenção e de contribuição para a melhoria das condições de usufruto do espaço público e da mobilidade no mesmo, assim como, no estudo e implementação de medidas de reabilitação urbana no concelho de Vila Real.

 

Campo de Aplicação
O Manual de Gestão da Qualidade da VILA REAL SOCIAL, EM, SA, explicita os objetivos de gestão considerados necessários para responder aos requisitos de Gestão da Qualidade decorrentes da Norma de referência.
O Sistema de Gestão da Qualidade está definido e implantado no seguinte âmbito:
Gestão e promoção no concelho de Vila Real de:
- Habitação Social;
- Parques de Estacionamento e Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.

 

Política da Qualidade
A Vila Real Social, E.M,S.A., tem assumido desde a sua criação, como uma das prioridades, promover a atribuição de habitação a todos os cidadãos necessitados, assumindo a responsabilidade de gerir o parque habitacional do Município de Vila Real, bem como zonas de estacionamento de duração limitada e parques de estacionamento.
Neste contexto a VILA REAL SOCIAL, E.M., S.A., tem como vetores de atuação:
1. Estimular o trabalho de equipa, promovendo o desenvolvimento de competências e humano, promover a formação e envolver todas as partes interessadas;
2. Promover e garantir o respeito pelos princípios de responsabilidade social;
3. Melhorar continuamente os serviços, processos e eficácia ao nível do desempenho da organização;
4. Promover uma gestão com vista a satisfação dos seus utentes, com a auscultação das suas opiniões;
5. Promover uma vivência de qualidade dos agregados familiares, através de uma pronta resposta às suas necessidades;
6. Manter atualizada uma rede de fornecedores qualificados que resulte no melhor para os utentes;
7. Cumprir todas as normas, requisitos legais e regulamentares aplicáveis.

 

MANUAL DE GESTÃO DA QUALIDADE

INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO A CLIENTES

 

SERVIÇOS DE GESTÃO

Regulamento de Gestão da Habitação Municipal
Arrendamento apoiado – Lei n.º 81/2014 de 19 de Dezembro
Arrendamento Urbano – Lei n.º 31/2012 de 14 de Agosto

Código Civil
Lei n.º 80/2014 de 19 de Dezembro
Portaria 236/2015 – Taxa da Renda condicionada

 

REABILITAÇÃO URBANA

  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTACIONAMENTO
 

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