NOTÍCIAS

Exercício.com

codessaisA Câmara Municipal de Vila Real e a Unidade de Saúde Pública do ACES Douro, encontram-se a desenvolver o projeto Exercício.com que visa promover a prática regular de atividade física em grupo, disponível e acessível a toda a população.
O horário para esta atividade é às quartas – feiras, às 19.00 horas, no Codessais, junto às Piscinas Descobertas.
Desta forma, mais do que praticar uma modalidade específica, pretende-se que a população, semana após semana, possa adquirir hábitos de prática regular de exercício físico, contribuindo assim para a melhoria da sua saúde e qualidade de vida.

 

Projeto +Social envolve comunidades mais vulneráveis na abordagem de temas estruturantes ao seu desenvolvimento harmonioso

De 21 a 23 de maio, irão desenrolar-se um conjunto de atividades, no âmbito do Projeto +Social E5G, que desafiam as comunidades abrangidas por este projeto, nomeadamente as famílias provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, oriundas de quatro bairros sociais da cidade – Parada de Cunhos, Vila Nova, S. Vicente de Paula e Araucária.
Atividades:
• 21 de maio, no Bairro social de Parada de Cunhos, pelas 14h30 - "Comportamentos e atitudes dos pais em relação à alimentação dos filhos" - destinado a todos os pais e cuidadores, tendo em vista sensibilizar para adoção de hábitos alimentares saudáveis;
• 22 de maio, na sala da catequese da Igreja de Stº António e 29 de maio, no espaço Mais Social de Vila Nova, entre as 21h00 e as 22h00 - "Pais e a educação sexual dos seus Filhos" – inscrições obrigatórias, mas gratuitas;
• 23 de maio, no Bairro social de Parada de Cunhos, pelas 17h30 - "Gestos que salvam - Primeiros socorros", destinado a Pais, Encarregados de Educação e a todos os interessados, com o objetivo de promover uma cultura de segurança, de modo a prevenir acidentes e suas consequências.
• Ainda no dia 23 de maio, no Parque Corgo, pelas 17h30, será promovida uma sessão designada por "Jardins Fotográficos", destinada a todas as crianças a partir dos 7 anos de idade que queiram participar, cujo objetivo passa por estimular o gosto pela arte da fotografia e que se integra, igualmente, no projeto Entre Margens.
O projeto +Social. E5G resulta de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal ao Programa Escolhas 5ª Geração e tem como objetivo a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, oriundas de quatro bairros sociais da cidade – Parada de Cunhos, Vila Nova, S. Vicente de Paula e Araucária - com vista à igualdade de oportunidades e ao reforço da coesão social.

 

Percurso Pedestre Fotográfico do Carvalhal

birdwatchingEstá lançado novo desafio para o Verão de 2013, um dia de atividades fotográficas, que tem como objetivo desenvolver os seus conhecimentos de fotografia da natureza - Birdwatching, através da lente do fotógrafo da natureza André Brito, jovem revelação do Concurso de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real na categoria Aves. A ação decorrerá no coração do complexo montanhoso Alvão - Marão. Partilhamos consigo "Saber" e "Biodiversidade", numa comunhão perfeita com a natureza. A não perder!.



Continuar... Percurso Pedestre Fotográfico do Carvalhal

 

Museu da Vila Velha comemora o seu 5º aniversário

panoiasO Museu da Vila Velha comemora o seu 5º aniversário com a inauguração da exposição de arqueologia "Vila Real de Panóias, Vila Real de Trás-os-Montes", no próximo dia 20 de Maio às 21h30.
Funcionando como uma extensão da exposição de longa duração "Vila Velha – novas memórias", patente desde a abertura ao público do museu, esta exposição convida o visitante a fazer uma viagem no tempo, recuando dos tempos de domínio romano até à Pré-história, tendo como cenário a região de Trás-os-Montes. O espólio corresponde, grosso modo, ao que estava em exibição no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, apresentando agora uma nova organização e percurso de visita.
A entrada é livre.

 

Dia internacional dos Museus e Noite dos Museus

dia museuO Museu de Numismática de Vila Real associa-se uma vez mais à comemoração do Dia internacional dos Museus e Noite dos Museus, efemérides que, este ano, acontecem no mesmo dia, sob o tema Museus (memória + criatividade) = mudança social.
Assim, será inaugurada no dia 18 de Maio, pelas 21h, a exposição "A colecção de pintura da Câmara Municipal de Vila Real", pretendendo-se dessa forma disponibilizar aos visitantes a colecção de pintura da Câmara Municipal de Vila Real no seu todo, permitindo apreciar obras que têm estado, até agora, afastadas dos olhos do público em geral. Composta por quadros de variadíssimos artistas, alguns deles vila-realenses (Mello Júnior, Albino Armando ou Heitor Cramez, entre outros), esta colecção mostra quadros de temas diversos, sendo a representação da nossa região a temática dominante.
A partir das 18 horas funcionará, para os mais novos, uma oficina de pintura livre. Até à hora de jantar e, depois, durante a inauguração, os pais poderão levar consigo as crianças à vontade, sabendo que estarão entretidas e em segurança no museu.
A entrada é livre.

 

Bolsa de Estudo Universidade Hochschule Osnabrück – 2013

bolsa osNo âmbito das relações de Geminação que unem Vila Real à cidade alemã de Osnabrück, a Universidade "Hochschule" Osnabrück e os Município de Osnabrück e Vila Real oferecem uma bolsa de estudo a um cidadão vila-realense, para frequentar o 21º Curso Internacional de Língua Alemã. O Curso Internacional "Hochschule Osnabrück – 2013", que decorrerá entre 19 de agosto a 16 de setembro em Osnabrück, destina-se a estudantes e profissionais, com idade igual ou superior a 18 anos, que queiram aprender ou aperfeiçoar a língua alemã, contemplando 90 horas de ensino e estudo intensivo de alemão, em diferentes vertentes de especialização, nomeadamente alemão geral, técnico e económico. Os custos do curso, viagem, estadia e seguro de saúde ficarão a cargo das entidades promotoras, sendo que todos os interessados deverão enviar as suas candidaturas até ao dia 24 de maio de 2013, via e-mail, correio ou entregar em mão no Serviço de Relações Internacionais, da Câmara Municipal de Vila Real. FICHA DE INSCRIÇÃO  |  REGULAMENTO

 

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Av. Carvalho Araújo
5000-657 Vila Real
Telefone: 259308100
Fax: 259308161
geral@cm-vilareal.pt
webmaster@cm-vilareal.pt

Login