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Sauna

Horário

Segunda a Sexta-feira – 8:30h às 22:00h.

Sábado – 9:00h às 11:30h e das 15:00h às 17:30h

Para a utilização da Sauna é obrigatória a marcação prévia até uma hora antes na Secretaria da Piscina Municipal, ou através do telefone 259 308 159 ou via correio electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

REVITALIZAR E PURIFICAR O CORPO E O ESPÍRITO

Sensações

A Sauna é uma exposição prolongada a um ambiente de calor seco. A utilização regular da sauna (2 x por semana) proporciona um prazer saudável, revitaliza, purifica o corpo e o espírito e liberta o stress.

Benefícios da Sauna

Fortalece a circulação sanguínea

Alivia dores reumáticas e de coluna

Combate o stress e a hipertensão

Hidrata a pele e desobstrui os poros

Relaxa os músculos

Melhora a qualidade do sono

Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez

Limpa e desobstrui as vias respiratórias

Proporciona agradável sensação de bem-estar

Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo

Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, sinusite, etc)

Precauções e Contra-indicações

Pessoas idosas

Pessoas que sofrem das diabetes

Pessoas que sofram de qualquer tipo de doença do coração ou de hipertensão

Pessoas que sofram de asma ou de doenças de pele devem evitar as saunas, ou pelo menos consultar um médico

Pessoas que sofrem de hipertiroidismo.

Pessoas com tendência para ataques convulsivos/epilépticos.

Pessoas com problemas oculares: pressão intra-ocular aumentada e doenças oculares degenerativas e crónicas

Mulheres

A sauna pode causar fortes hemorragias menstruais e até, interromper a ovulação. Evitar banhos de calor, pelo menos nos primeiros três meses de gravidez

Procedimentos e Recomendações

O tempo máximo de utilização do espaço da Sauna é de 1 hora.

O Utente deve assinar um termo de responsabilidade ou apresentar uma Declaração Médica de que não possui nenhuma contra-indicação na utilização da sauna.

Antes de frequentar a Sauna:

Comer um pouco de pão ou um doce, para aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Se tiver acabado de fazer desporto, deve descansar entre 15 a 30 minutos antes de entrar na sauna.

Obrigatório o uso de fato de banho e uma toalha (diferente da do banho) para se utilizar a sauna. Deve utilizar um roupão ou uma T-shirt durante a transição dos balneários para a sauna.

Não é permitido o uso de chinelos dentro da sauna.

Retire o relógio de pulso, pulseiras, fios ou qualquer outro objecto.

Tomar duche para humedecer a pele e remover quaisquer odores corporais ou de fragrâncias.

Secar bem o corpo. A pele seca transpira mais.

Durante a Frequência da Sauna:

Entrar na cabine e sentar-se confortavelmente.

Certificar-se que a temperatura está entre os 70º e os 85º C.

1º Sessão de sauna: Entre 10 a 12 minutos de utilização. Se está habituado pode ficar dentro da sauna até 15 minutos, mas não deve ultrapassar esse período (factor de segurança).

Antes de abandonar a cabine deve sentar-se, antes de passar à posição vertical. Se, se levantar de repente, pode sentir uma espécie de vertigem.

1º momento de refrescar: Sair da sauna tomar um duche de água fria ou morna. Período de que deve durar entre 5 a 7 minutos.

2º Sessão de sauna: Entre 10 a 12 minutos de utilização. Deverá verter sobre as pedras quentes um pouco de água, para a obter uma ligeira nuvem de vapor, de forma a hidratar a atmosfera e aumentar o calor da sauna.

2º momento de refrescar: Sair da sauna tomar um duche de água fria ou morna. Período de que deve durar entre 5 a 7 minutos.

3º Sessão de sauna e última: Entre 10 a 12 minutos de utilização. Deverá verter sobre as pedras quentes um pouco de água, para a obter uma ligeira nuvem de vapor, de forma a hidratar a atmosfera e aumentar o calor da sauna.

3º momento de refrescar: Sair da sauna tomar um duche de água fria ou morna. Dirija-se ao balneário e terminou a sua sessão.

Pode-se repetir o ciclo "quente – frio" quantas vezes desejar. Os principiantes devem fazê-lo apenas uma vez. Quem está habituado, repete o procedimento.

Se seguir todos estes passos, um dia de sauna se converterá numa verdadeira revitalização do corpo e espírito.

Depois de frequentar a Sauna:

Relaxar numa temperatura ambiente, durante alguns minutos, até corpo voltar à temperatura normal.

Tomar banho.

Secar, naturalmente ou com a ajuda de uma toalha.

Arrefecer por completo antes de se vestir. Isto é fundamentalmente para não transpirar mais e evitar constipações.

Tomar uma bebida refrescante e comer qualquer coisa, com sal, de preferência.

Não deve fazer

Entrar na sauna com fome ou com o estômago cheio. Pode dar origem a um colapso.

Beber líquidos durante a sessão.

Beber álcool antes ou durante a sauna.

Tomar qualquer tipo de drogas, mesmo que se trate de tranquilizantes ou estimulantes prescritos pelo médico, pois alteram o metabolismo.

Realizar exercícios de ginástica dentro da sauna, ou conversar muito.

Esfregar o suor pois só provoca odor.

Prolongar as sessões além dos 15 minutos.

Fazer mais de três ciclos de quente – frio.

Tomar duche de água muito quente depois da sauna.