Texto

BAIRRO DOS FERREIROS

aviso moradores p

Guia Prático do PDM

guia pratico pdm

logo rpgn

inova

portal empresa

bolsa terras

cpis_logo

Roteiro de Emprego

No âmbito do Roteiro de Emprego, lançado no dia 13 de Dezembro de 2012, poderá ver as oportunidades de emprego neste link.

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

vortal

Banco de Voluntariado

banco_vol

R. Alexandre Herculano n.º 34 – Rés do Chão, antigo “Ninho” (Rua do Banco de Portugal)
Aberto: semana 9.00 às
12.30 e 14.00 às 17.30

Newsletter

Executivo Municipal reúne pela primeira vez fora do edifício dos Paços do Concelho

guiaes2guiaes2guiaes2guiaes2

Guiães inaugura ciclo de reuniões públicas descentralizadas

No dia 21 de abril, no edifício da antiga escola primária de Guiães, teve lugar a primeira reunião do executivo municipal fora dos Paços do Concelho.
A descentralização das reuniões públicas da Câmara Municipal, um compromisso assumido com as populações pelo atual executivo, começa assim a ser cumprido. Tal como afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, "quisemos começar precisamente aqui, em Guiães, na freguesia mais pequena e uma das mais distantes do centro do concelho. Este é um sinal que vos queremos dar e a todos os vila-realenses que vivem fora da cidade, de que são igualmente importantes para nós e que a todos daremos a mesma atenção e respeito".
Esta medida descentralizadora permitirá criar uma maior proximidade entre os órgãos decisores e os munícipes, chegar mais perto das populações, e sentir as suas reais necessidades. Depois de Guiães, todas as freguesias do concelho de Vila Real receberão a visita do Executivo Municipal.
Aproveitando a presença em Guiães, para além de um conjunto de assuntos de interesse para o concelho, foram aprovados na reunião do executivo três apoios específicos para esta freguesia:
- O financiamento da conclusão das obras da Capela de Nossa Senhora do Loreto, monumento histórico classificado como de interesse público desde 1960;
- O lançamento do concurso para as obras de pavimentação de mais de 1.500,00 m2, da Rua da Igreja até ao Terreiro, uma das principais vias de Guiães;
- A cedência da Escola de Guiães à Associação "Guiães em Movimento", uma associação que desde 2009 presta Serviço de Apoio Domiciliário nesta freguesia, para além de outras valências sociais.
Após a reunião do executivo municipal, o Presidente da Câmara e os representantes da Associação Guiães em Movimento assinaram de imediato o protocolo de cedência do edifício.
De assinalar ainda a presença em bom número de cidadãos da freguesia nesta reunião, sinónimo do acolhimento positivo que a iniciativa da Câmara Municipal recolheu.

 

APRESENTAÇÃO DO "BOLETIM TÉCNICO DE PRODUÇÃO DE MIRTILOS AO AR LIVRE"

mirtilosNo âmbito do projeto do Cluster dos Pequenos Frutos, em que a Agim é o promotor, foi realizado um documento técnico sobre a produção de mirtilos ao ar livre na Região Norte e Centro. A zona de Vila Real está em verdadeira ascensão no que se refere a esta cultura. Assim, a Agim, em parceria com o Município de Vila Real, vai realizar uma apresentação deste modelo técnico à população interessada, no dia 26 de Abril de 2014, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Vila Real.

Esta iniciativa está integrada no programa do Município, que assinalará o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Modelo Técnico da Produção de Mirtilos

 

WORKSHOP “O OBSERVATÓRIO DA BIODIVERSIDADE DE VILA REAL” |

biodiversidade worshop OBSO Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista promoveu entre 7 e 12 de abril de 2014, o Workshop de Arquitetura Paisagista 2014, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila Real e a UTAD, subordinado ao tema geral "O Observatório da Biodiversidade de Vila Real".
A sessão de abertura contou com a presença do Magnífico Reitor da UTAD, do Vereador do Ambiente do Município de Vila Real e do Embaixador da Suíça em Portugal. Tratou-se de um workshop que marca, de forma indelével, uma parceria que o Município de Vila Real tem vindo a construir com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e que se tem traduzido por resultados muito significativos no processo de implementação do programa da Biodiversidade de Vila Real, um programa que se constitui já como uma referência não só a nível nacional como também internacional.

 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “THE SWISS TOUCH IN LANDSCAPE ARCHITECTURE”

biodiversidade worshop LAIncluído no programa do 10º workshop de Arquitetura Paisagista, promovido pelo Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real, teve lugar ao final da tarde do passado dia 7 de abril, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real, a sessão da abertura da exposição que a Embaixada Suíça promoveu na cidade de Vila Real, intitulada "The Swiss Touch in Landscape Architecture", produzida pela Fundação Pro Helvetia, que contou contou com a presença do Presidente da Câmara, do Vice-Reitor da UTAD, do Vereador do Pelouro do Ambiente, do Embaixador da Suíça em Portugal, do Diretor do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora e do Curador da Exposição, Sr. Michael Jakob.

 

Dia Mundial da Terra comemorado pela primeira vez em Vila Real

dia-terraBiodiversidade e defesa do planeta em destaque nesse dia
A Câmara Municipal de Vila Real, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural do Alvão e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vão comemorar, no próximo dia 22 de abril, o Dia Mundial da Terra. A data consta do calendário internacional das comemorações desde 1970 e deve-se a uma iniciativa do falecido senador norte-americano Gaylord Nelson, que lançou o movimento comemorativo em resultado da catástrofe provocada pelo petroleiro Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Vila Real assinala pela primeira vez o Dia da Terra, reconhecido pela ONU desde 2009. O mote primordial das comemorações incidem nas iniciativas de sensibilização desenvolvidas no âmbito do Programa da Biodiversidade de Vila Real e pretendem sensibilizar os cidadãos, nomeadamente os mais jovens, para a necessidade de preservar os ecossistemas e espécies e o seu papel para a regulação de toda a vida no Planeta. As questões ligadas às agressões ambientais e a sua influência na degradação dos habitats são as principais mensagens do dia.

Continuar... Dia Mundial da Terra comemorado pela primeira vez em Vila Real

 

TERÇAS EMPREENDEDORAS

tercas empreendAs TERÇAS EMPREENDEDORAS estão de volta! Agora a cada terceira terça-feira de cada mês, na Loja Social "Pontos de encontros".

Depois de uma validação muito positiva das últimas sessões das Terças Empreendedoras, a parceria entre a SPA Consultoria e o Município de Vila Real decidiu lançar uma nova edição, para disponibilizar informação e consultoria gratuita a todos os Vila-Realenses. Desta vez, os workshops realizam-se nas terceiras terças-feiras de cada mês, até Junho (inclusive).
O cariz solidários das Terças Empreendedoras mantêm-se, sendo que os workshops serão realizados na loja social "Ponto de Encontros". Assim, qualquer interessado poderá participar nas atividades de formação e consultoria em troca de bens alimentares ou outros bens para ajudar quem mais precisa. A inscrição poderá ser efetuada através da página web da SPA Consultoria (www.spa.pt) ou através do contacto telefónico 259 326 294.

Continuar... TERÇAS EMPREENDEDORAS

 

Página 17 de 66