Texto

Guia Prático do PDM

guia pratico pdm

plantacao jardins

logo rpgn

inova

portal empresa

bolsa terras

cpis_logo

Roteiro de Emprego

No âmbito do Roteiro de Emprego, lançado no dia 13 de Dezembro de 2012, poderá ver as oportunidades de emprego neste link.

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

vortal

Banco de Voluntariado

banco_vol

R. Alexandre Herculano n.º 34 – Rés do Chão, antigo “Ninho” (Rua do Banco de Portugal)
Aberto: semana 9.00 às
12.30 e 14.00 às 17.30

Newsletter

44º CIRCUITO - CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO

mapa transito circuito pCara(o) Vila-realense,
Como sabe, o Município de Vila Real, a APCIVR e o CAVR, têm feito todos os esforços para que as corridas automóveis regressem ao nosso concelho e sejam um enorme sucesso. Estamos confiantes de que tudo está bem encaminhado para que assim seja.

Mas para que tudo corra como desejamos, necessitamos também do seu contributo. O que lhe pedimos é que até ao fim de semana das corridas (21 e 22 de junho), seja compreensivo com alguns inconvenientes relacionados com o trânsito, que certamente acontecerão. Desde já lhe ficamos agradecidos.

Assim, devido à realização do 44º Circuito Automóvel de Vila Real, há necessidade de condicionar o trânsito em algumas artérias da cidade, nomeadamente:
1 - A partir das 9h do dia 14, será introduzido o sentido único de circulação (no sentido das corridas de automóveis), exceto transportes públicos, entre a rotunda do Boque (junto ao Restaurante Mateus) e o cruzamento da Rua Casimiro de Oliveira com a Rua Nª Srª de Lurdes. Este condicionamento permitirá a execução dos trabalhos relacionados com a montagem do circuito.
2 - No dia 14, o circuito automóvel fica condicionado das 15h às 18h para a realização do "Vila Real Classic". No fim do evento passa a vigorar o condicionamento do ponto anterior. Nesse dia, a partir das 8h até ao final do evento, será igualmente condicionado o trânsito e o estacionamento na Rua Ator Ruy de Carvalho e no parque de estacionamento do Parque do Corgo, bem como o estacionamento na Alameda de Grasse.
3 - A partir das 22h do dia 18, encerramento ao trânsito na Avª da Europa, no troço do nó de Abambres no sentido Complexo de Codessais/Sede do CAVR (reta da meta).
4 - A partir das 14h do dia 19, condicionamento do estacionamento na Rua Ator Ruy de Carvalho, Alameda de Grasse e Avª João Paulo II.
5 - A partir das 23h do dia 19, encerramento total ao trânsito na Avª da Europa, no troço compreendido entre o Complexo de Codessais e o nó de Abambres.
6 - A partir das 9h do dia 20, encerramento total ao trânsito na Rua Ator Ruy de Carvalho, Alameda de Grasse e o troço da Avª João Paulo II entre a Alameda de Grasse e a Rua da Carreira Longa, devendo, na medida do possível, ser salvaguardada a circulação dos transportes urbanos.
7 - Entre as 7h e as 20h do dia 21 e dia 22, todo o percurso do Circuito estará encerrado ao trânsito.

Informam-se ainda os residentes nas Ruas João Paulo II, Actor Ruy de Carvalho, Vasco Sameiro, Casemiro de Oliveira e Teixeira Melo e Castro, bem como nas Avenidas da Europa (desde a MCoutinho até à Araucária) e de Osnabruck, de que deverão solicitar um Livre Trânsito, até ao dia 18, na sede da APCIVR, na Praça do Município, entre as 9h e as 12h30, e entre as 14h e as 17h30. Após o dia 18, o atendimento será feito no mesmo horário, no Pavilhão da NERVIR.

Alertamos todos os automobilistas e peões para uma especial atenção à alteração da sinalização temporária, que irá ser colocada para o efeito. Agradece-se, novamente, toda a compreensão para os transtornos decorrentes da realização do evento.

 

O COVILHETE À MESA DE SANTO ANTÓNIO

covilheteManda a tradição que, no dia de Santo António, se deve comer um covilhete e "...morra quem disser que não!". O Museu de Numismática preparou um programa especial de evocação desta tradição direcionado às famílias vila-realenses, com manifestações de celebração do Santo António padroeiro de Vila Real.

Programa:
8h30 – Arruada pelas ruas da cidade
Grupos: "Os Baunilhas" e "Os Vicentinos"
10h00 – Atelier de pintura de T-Shirts
Largo da Capela Nova
11h00 – "Caminha cultural de Santo António"
Percurso histórico
12h00 – Covilhetes à mesa de Santo António
Museu de Numismática (oferta de covilhetes)

"Covilhete é pastel fino,
Glória de Vila Real,
No dia de Santo António,
Não o comer fica mal"

"Cavacórios no São Lázaro;
Pitos na Santa Luzia.
Não faltem os covilhetes,
Santo António, no teu dia!"

Autor: A.M. Pires Cabral

 

ESTRADA DE LIGAÇÃO ENTRE LAMAS DE ÔLO E BARREIRO VAI FINALMENTE SER CONCLUÍDA APÓS 16 ANOS DE IMPASSE

lamas oloA Câmara Municipal de Vila Real e a Quercus assinaram um acordo para o avanço da obra a que os ambientalistas se opunham pelos possíveis impactos no Parque Natural do Alvão.
A autarquia vila-realense e a associação ambientalista subscreveram um memorando de entendimento no qual o município se compromete a completar o troço da estrada de ligação entre o Barreiro (Mondim de Basto) e Lamas de Ôlo (Vila Real), no Parque Natural do Alvão (PNA).
Como forma de reduzir o impacto da ligação, esta ficará acessível apenas a moradores. Já em 2001, a Câmara Municipal de Mondim de Basto construiu um quilómetro e meio desta ligação, ficando a cargo da Câmara de Vila Real concluir a obra (1000 metros).

Continuar... ESTRADA DE LIGAÇÃO ENTRE LAMAS DE ÔLO E BARREIRO VAI FINALMENTE SER CONCLUÍDA APÓS 16 ANOS DE IMPASSE

 

ENCONTRO DE GERAÇÕES

encontro geracoesA loja social Ponto de Encontros do Município de Vila Real (Av. 1º de Maio) foi lugar de encontro, dia 11 de junho, para diferentes gerações de Vila-realenses. Os mais jovens, alunos da Escola das Árvores, animaram a tarde a alguns cidadãos séniores, que aproveitaram para ver a animação do centro da cidade, causada pelos festejos do Santo António que se aproxima.
Para além da boa disposição, houve farturas, tão apreciadas nos santos populares. Este encontro contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos e com a Vereadora com o pelouro da ação social, Eugénia Almeida.

 

OURENSE CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2014

ourense1 ourense1 ourense1 ourense1 ourense1 ourense1

A edição 2014 da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, organização transfronteiriça a que pertence Vila Real, está a decorrer na cidade irmã de Ourense (primeira geminação com Vila Real em 1982), Galiza, durante os meses de maio e junho.
Entre a muita e diversificada oferta presente nesta edição da Capital da Cultura, nomeadamente exposições de pintura e artesanato, encontros de literatura e música, palestras, concursos e muito mais, Vila Real associou-se com uma nova dinâmica, estando presente em alguns dos eventos mais representativos através de algumas associações culturais, escolas e livreiros.
Foi o caso do Rancho Folclórico do Cantaréu, que esteve presente na 18ª Feira de Artesanato de Ourense, no dia 3 de maio, abrilhantando com as suas danças e cantares tradicionais, uma manifestação de cultura bem portuguesa no coração da Galiza.

Continuar... OURENSE CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2014

 

AUTARCAS TRANSMONTANOS UNIDOS CONTRA PORTAGENS E PREÇO DA ÁGUA

autarcasDezasseis autarcas transmontanos uniram-se, dia 30 de maio, em Vila Real, numa oposição à introdução de portagens na Autoestrada Transmontana, encerramento de serviços e o preço da água, deixando a ameaça de que ponderam não pagar o abastecimento em alta.
"Os autarcas mostraram aqui que não têm partido quando estão em causa as questões que afetam as nossas populações", afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, que convocou o encontro.
Dos 26 municípios dos distritos de Vila Real e Bragança, marcaram presença 16, dez dos quais governados pelo PS e seis pelo PSD.
Em cima da mesa estiveram temas como o "preço elevado" do abastecimento da água em alta (correspondente à captação, tratamento e transporte), o Túnel do Marão, as portagens que já existem e as que podem vir a ser introduzidas na Autoestrada Transmontana, o encerramento de serviços, os incentivos fiscais para o interior, a linha aérea, regionalização, Casa do Douro e o Laboratório de Sanidade Animal de Mirandela.
"Esta reunião permitiu-nos consensualizar posições à volta destes temas. É a primeira de outras reuniões", salientou Rui Santos.

Continuar... AUTARCAS TRANSMONTANOS UNIDOS CONTRA PORTAGENS E PREÇO DA ÁGUA

 

Página 17 de 74