União das Freguesias de Pena, Quintã e Vila Cova

Publicado em Freguesias

Presidente: Maria Adília Barrias Clemente (PSD)

Morada: Rua Central | 5000-482 Gontães

Horário de atendimento: segundas-feiras, das 19h00 às 20h30, em Gontães

quartas-feiras, das 19h00 às 20h30, em Quintã

sextas-feiras (1ª e 3ª), às 18h00, na Pena

sextas-feiras (1ª e 3ª), às 19h00, em Sirarelhos

sábados, das 16h00 às 17h30, em Vila Cova

São Miguel da Pena

A antiga freguesia de S. Miguel da Pena, foi vigaria da apresentação do Convento dos Jerónimos de Belém, no termo de Vila Real.
Existem na freguesia várias capelas, distribuídas por algumas povoações, como em Gontães, Pena, Vilarinho e uma em honra de S. Roque.
São Miguel da Pena, fez parte da chamada terra de Penaguião. Como tal, os seus terrenos em socalcos, característicos da região, trazem as suas gentes para o amanho. Porém, dizem as memórias, nem sempre foi esta a actividade principal na freguesia. Aí existiu, em tempos idos, a extracção do ferro, actividade económica já extinta, restando às suas populações, hoje, as lides do campo.
A então freguesia tem como orago São Miguel.

Lugares: Currais, Foz, Gontães, Pena, Póvoa, S. Miguel da Pena, Sirarelhos e Vilarinho.

Quintã

Desanexada da freguesia de São Miguel da Pena no século passado, é uma povoação com uma situação geográfica especial uma vez que os seus terrenos recebem dos montes as águas que, infiltrando-se no solo, o tornam propício para a agricultura, ajudando os habitantes a terem um meio social devotado à lavoura.

Lugares: Quintã.

Vila Cova

A então freguesia de Vila Cova fez parte do concelho de Ermelo até à data de extinção deste em 1853. Tiveram influência na sua afirmação como freguesia as minas do faruca, Lameiro do Bicheiro, Vale do Cieiro e outras que também colaboraram no desenvolvimento das povoações em redor da sede de concelho.

Lugares: Mascozelo e Vila Cova.