RETOMA DO PROGRAMA DIABETES EM MOVIMENTO 

RETOMA DO PROGRAMA DIABETES EM MOVIMENTO 

No dia 9 de janeiro, teve lugar, no auditório do Pavilhão dos Desportos de Vila Real, uma sessão que assinalou a retoma do Programa Diabetes em Movimento 2023, que acontece em simultâneo em 22 concelhos de Portugal. O Vice-Presidente e Vereador do Desporto, Alexandre Favaios, esteve presente nesta sessão de boas-vindas onde manifestou a sua satisfação com o regresso deste Programa que, como referiu, tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de dezenas de pessoas. 

Diabetes em Movimento é um projeto comunitário de exercício físico para pessoas com Diabetes tipo 2, implementado em Vila Real desde 2014, numa parceria entre o Município de Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o ACES Douro I – Marão e Douro Norte e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. A coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde. 

Esta iniciativa de intervenção multi-institucional e multidisciplinar representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população. 

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existe cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida. 

No concelho de Vila Real são regularmente acompanhados pelo Programa Diabetes em Movimento cerca de 120 utentes. O encaminhamento de participantes é realizado através das Consultas de Diabetes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mateus, Unidade de Saúde Familiar Fénix, Unidade de Saúde Familiar Corgo e Unidade de Saúde Familiar Nuno Grande. 

 

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações