PLANO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCATIVAS

Foi apresentado, dia 10 de novembro, em conferência de imprensa, o Plano Municipal de Atividades Educativas - PMAE para o ano letivo 2014/2015.
Dado que a educação é uma área transversal, várias unidades e subunidades orgânicas do Município de Vila Real desenvolvem, em cada um dos seus planos de ação, propostas de serviço educativo com objetivos, metodologias, estratégias e calendarização próprias, cujos principais destinatários, embora não exclusivamente, são crianças e alunos, desde a educação pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade. Neste contexto, e de forma a integrar as várias propostas municipais num único documento, foi elaborado o PMAE.
O PMAE está organizado por áreas temáticas, nomeadamente o Ambiente e a Mobilidade, a Cultura, o Desporto, a Educação, a Juventude e a Proteção Civil. Espera-se que o mesmo se venha a constituir como uma importante ferramenta de articulação entre o Município e os diferentes estabelecimentos de ensino, bem como com os encarregados de educação, facilitando desta forma a divulgação, operacionalização e avaliação da oferta educativa do Município de Vila Real. No fundo, pretendemos que este seja mais um pequeno contributo municipal para o sucesso escolar dos nossos alunos. PMAE (PDF).

Assim, e no pleno respeito pelas competências próprias dos diferentes intervenientes no processo educativo, o Município de Vila Real, enquanto membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, pretende dinamizar, ao longo de cada ano letivo, um conjunto de atividades diversificadas que, em articulação com o Plano Anual de Atividades de cada estabelecimento de ensino, procurarão promover o desenvolvimento pleno das crianças e alunos do Concelho de Vila Real.