ESTACIONAMENTO À SUPERFÍCIE GRATUITO ATÉ AO FINAL DE DEZEMBRO

estacionamento dezA partir da próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, e durante todo o mês de dezembro, o estacionamento automóvel à superfície, nas áreas concessionadas, será gratuito.
De forma a ser promovida a rotatividade da ocupação do estacionamento, o Município apela a todos aqueles que trabalham no centro histórico para que não ocupem estes lugares. A não cobrança de estacionamento destina-se a dinamizar o comércio nesta zona. Se os lugares forem ocupados todo o dia pelos mesmos utilizadores, a medida será ineficaz. O Município irá assumir a compensação financeira ao concessionário, sendo esta mais uma medida de apoio ao comércio local situado no centro histórico.
Recorde-se que, para além desta isenção da taxa de estacionamento à superfície, o Município havia já decidido que, em 2021:
- Não será cobrada taxa de publicidade;
- Não será cobrada taxa de ocupação de espaço público para restaurantes, bares e similares;
- Não será cobrada taxa de ocupação da via pública para obras de reabilitação urbana, durante 4 meses dentro das Áreas de reabilitação Urbana e 1 mês no resto do território.
- A taxa de derrama será reduzida em 50% para as empresas que tenham lucros, mas com um volume de negócios inferior a 150.000€.
- A taxa de IMI, para empresas e famílias proprietárias de imóveis, será a mais baixa de sempre no concelho de Vila Real, cifrando-se em 0,39.
Para além destas medidas, foi ainda criado um programa específico de apoio ao comércio, restauração e produção locais, envolvendo:
- Oferta de 1000 embalagens takeaway e 150 máscaras FFP2 a cada restaurante;
- Criação de um concurso de montras comerciais, com um prémio de participação de 100€ entregue a todos os concorrentes;
- Dinamização de uma plataforma de comércio online, em parceria com os CTT, para criar presença digital para o comércio local.
- Criação e dinamização da campanha de sensibilização #Valorizar_nos, de apoio ao comércio local.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações