Objetivos

Objetivos

Refletir sobre o papel da escola e das bibliotecas na aquisição das competências e dos saberes adequados ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Refletir sobre a necessidade de adaptação das bibliotecas aos novos meios e ambientes de informação e de comunicação e às novas necessidades e expectativas dos seus utilizadores.

Sensibilizar os docentes para a importância da leitura em diferentes suportes na construção de um cidadão socialmente crítico e interveniente.

Compreender as mudanças culturais do perfil do jovem leitor e as implicações para o trabalho a realizar no âmbito de promoção da leitura.

Proporcionar aos professores e educadores oportunidades de formação em torno da temática da promoção da leitura e das literacias numa vertente transversal.

Facultar o contacto com experiências inovadoras no que diz respeito a novas formas de abordar a leitura/promoção da leitura e desenvolvimento de literacias e do pensamento crítico.

Implicar os docentes na mudança de práticas do ensino-aprendizagem, com vista a uma melhoria contínua.