Teresa Pombo

Docente de Português e Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas. Exerceu, entre setembro de 2010 e julho de 2017, funções na Direção-Geral da Educação onde coordenou diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das tecnologias (projetos inGenious e CPDLab) e, da educação para os media (blogues educativos e jornais escolares, coautoria do Referencial de Educação para os Media, publicado pela DGE em 2014). Exerce neste momento funções no âmbito do Plano Nacional da Leitura onde trabalha as ligações entre as literacias da leitura, digital e dos media. É formadora de docentes na área das tecnologias educativas. Tem partilhado com frequência nas redes sociais o resultado das suas opções metodológicas de recurso às TIC para a aprendizagem do português, tendo integrado o projeto MILP – Meios Interativos em Língua Portuguesa. Entre 2008 e 2017, desenvolveu, a título pessoal, o projeto “Viagens literárias” cujo principal objetivo é providenciar aos professores apoio e desenvolvimento profissional sobre o uso de recursos educativos digitais criados com ferramentas Google (Google Earth, Google Meus Mapas, Google Tour Builder, Google Drive e Youtube). Pertence à Direção do Google Lit Trips, projeto literário reconhecido internacionalmente cujos recursos são inteiramente disponibilizados sem qualquer custo. Este projeto foi nomeado pela Asia Society como um dos vencedores do Goldman Sachs Foundation Prize for Excellence in International Education em 2008 e, em 2010, pelo Tech Museum of Innovation como um dos vencedores do Microsoft Education Award for Technology Benefitting Humanity. Em 2018, é responsável pela criação, no âmbito do PNL2027, de um repositório de Roteiros de Leitura Digitais cujo primeiro exemplo recebeu o título de “Mapa de Leituras da Lusofonia”.