Fernando Ilídio Ferreira

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais de Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho). Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, na Universidade do Porto, em 1998, e o Doutoramento em Estudos da Criança, na Universidade do Minho, em 2003. Coordena e leciona várias unidades curriculares, em cursos de graduação e pós-graduação, nomeadamente, Sociologia da Educação; Metodologia de Investigação; Educação Inter-Multicultural; Organizações, Contextos Educativos e Prática Profissional; Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos, entre outras. É investigador e membro da Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI, UFAL, Brasil). Tem dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutoramento concluídas, como orientador científico, e tem participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, com entidades parceiras europeias e do Brasil, sendo um dos mais recentes (2017-2019) o Projeto Erasmus+ “New European Settings for Teachers and Teaching” (NESTT. É autor e coautor de mais de uma centena de publicações, incluindo livros e artigos.