União das Freguesias de Vila Real-N. Sra. da Conceição, S. Dinis e S. Pedro

União das Freguesias de Vila Real

Código Postal:

Telefone:

Presidente: Francisco José Ferreira da Rocha (PS)

Horário de atendimento:

Nossa Senhora da Conceição
A então freguesia está consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Em tempos, existiu, na casa de antigo Convento de S. Francisco, localizado onde funciona o quartel da GNR e um dos limites da freguesia, uma capela daquela devoção mas demolida antes da extinção do convento.
Anos mais tarde, surgiu a oportunidade de levantar a actual catedral que dignificou a freguesia e repôs a existência de um monumento dedicado à Rainha de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. Foi relevante a acção do Monsenhor João Costa na concretização da obra a que ele deu início em Outubro de 1978. A paróquia funciona desde Outubro de 1977.
Existem, ainda, na freguesia as capelas de Nossa Senhora da Esperança e de Nossa Senhora dos Remédios.
A freguesia obteve personalidade jurídica em 1960, com a publicação do Decreto-Lei nº 43 347 de Novembro. A área da freguesia pertencia anteriormente às freguesias limítrofes de S. Pedro, Borbela, Mouçós e Mateus. A sede da freguesia está localizada no Bairro que iniciou a comunidade de fregueses, o Bairro de S. Vicente de Paulo.
Situam-se, ainda, nesta freguesia algumas das mais importantes instituições públicas e equipamentos sociais, que lhe atribuem algum estatuto entre as freguesias citadinas.

São Dinis
A sua existência confunde-se com a fundação de Vila Real. Como referência primeira, temos a igreja de S. Dinis. Ampliada nos fins do séc. XV, foi mandada construir por D. Dinis. A freguesia de S. Dinis foi, no início, dependente eclesiasticamente da freguesia de Santa Marinha de Vila Marim, uma das mais importantes do termo. Na igreja de S. Dinis, desde a sua fundação, que existe sacrário. Ali esteve, também, uma confraria do Santíssimo que, mais tarde, se transformaria em irmandade em 1548, por bula do papa Paulo III. Aí estiveram, outras irmandades como a das Almas, a de S. Roque e a do Santo Nome de Jesus. O seu pároco tinha título de vigário e a igreja possuía 4 porcionistas, cantores de coro, um organista, um sacristão e um procurador para a limpeza e ornamentação da igreja.
Junto a esta, é de mencionar a antiquíssima capela de S. Dinis. Esta capela, propriedade de Gonçalo Cristóvão Teixeira Coelho e Melo Pinto da Mesquita, Fidalgo do Bonjardim e de sua família, alberga vários mausoléus metidos em arcos nas paredes. Destacam-se, os mausoléus de João Teixeira de Macedo, família ilustre de Vila Real e de Lourenço Viegas, o Espadeiro (diz a Monarquia Lusitana).
Foi determinante no desenvolvimento da então freguesia os Senhores, donatórios e titulares, de Vila Real. Os meneses, os Porto Carrero, os Sampaios, são nomes para sempre ligados à freguesia, sendo evidência disto as Casas Brasonadas que, como memória, registam a sua influência no meio.

São Pedro
Magnificamente exposta sobre o rio Corgo, foi uma freguesia que esteve intimamente ligada à história das actividades comerciais da cidade de Vila Real. Aí encontrávamos os ferreiros, que viriam a dar nome à rua onde habitaram. Os moleiros, que perto do rio faziam a mó moer os cereais, alimento primordial da época. Também os agricultores abastados, como os Pintos Machados, da casa de S. Pedro os Bacelares, da Casa da Carreira de S. Francisco, os Feios, os Lobos Tavares, os Teixeiras de Magalhães, entre outros. De facto, é em honra de S. Pedro que a então freguesia é devota. A igreja, erigida em nome do santo, em 1528, destinada a sede da paróquia com o mesmo nome, teve como principal edificador D. Pedro de Castro, pronotário, abade de uma freguesia do termo, mas que durante muitos anos esteve dependente do pároco de S. Dinis.
Exerceram actividade nesta igreja algumas apresentações religiosas, entre as quais, do Convento do Pombeiro, do Real Convento de Belém, as Irmandades do Santíssimo Sacramento, do Santo Nome de Jesus e a das Almas.