banner_fundo---Copy

land art

Ficha de Inscrição  |  Termos de referência

A Câmara Municipal de Vila Real está a levar a cabo um concurso de Land Art, dedicado à temática da biodiversidade da região.
A Land Art, também conhecida como Earth Art ou ainda Earthwork, é uma intervenção artística na paisagem natural. Por outras palavras, o próprio ambiente é trabalhado como matéria prima do artista e de modo a integrar-se na obra. Esta corrente artística desenvolveu-se a partir do final da década de 60 e tem como obra emblemática a Spiral Jetty, de Robert Smithson.
Inserido no Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real que a autarquia local está a desenvolver, este concurso pretende divulgar o concelho enquanto destino da biodiversidade e promover atitudes e valores de preservação ambiental.
Neste sentido, o concurso pretende reunir artistas/escultores em Vila Real e criar no Parque do Corgo, o maior parque verde da cidade, uma obra de Land Art inspirada no tema biodiversidade.
O valor do prémio é de 7 mil e 500 euros e pressupõe a conceção e implementação da obra por parte do artista vencedor.
As inscrições para o concurso são gratuitas e dirigidas aos artistas da área. Os interessados em participar devem inscrever-se até ao próximo dia 28 de setembro e, até ao dia 15 de outubro, apresentar todas as peças necessárias ao concurso, como a maquete, painel descritivo do projeto, ficha técnica e memória descritiva da obra. Seguir-se-á uma exposição dos trabalhos de 19 de outubro a 22 de novembro. A escolha do vencedor será anunciada a 15 de novembro e o prémio será entregue em cerimónia a realizar após implementação da obra.
Para consultar o regulamento do concurso, aceder a www.cm-vilareal.pt/biodiversidade.