banner_fundo---Copy

O Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real (PPBVR) pretende contribuir para travar a perda da biodiversidade no território do concelho, promovendo ao mesmo tempo o seu valor intrínseco, sobretudo a sua mais-valia patrimonial.

O PPBVR foi planeado ao longo dos últimos 18 meses e conta com a participação activa de um conjunto significativo de entidades públicas e privadas, empenhadas na promoção do lema “Preservação da Biodiversidade é Promoção da Vida”.

As iniciativas do programa vila-realense arrancam justamente no ano escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, que pretende, à escala global, criar uma nova consciência e convidar o mundo a celebrar a variedade e a vida no nosso planeta.

O PPBVR serviu de orientação para a execução dos dois projectos, cujo desenvolvimento decorre em três áreas classificadas do território:

  • Projecto “Proteger é Conhecer”, cuja área de intervenção é o Parque Natural do Alvão;
  • Projecto “SEIVACORGO”, actuando na área da Rede Natura 2000 - sítio Alvão/Marão e nos rios e ribeiros do concelho.

 

Para a sua implementação, os parceiros do Programa acordaram na criação de um conselho de Acompanhamento e de um Gabinete Técnico.

O conselho de Acompanhamento é formado por todos os parceiros do Programa e presidido pela Câmara Municipal de Vila Real. Cabe ao Conselho de Acompanhamento:

  • supervisionar e validar o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade;
  • verificar da execução física das diversas acções constantes nos projectos “Proteger é Conhecer” e SEIVACORGO;
  • validar os resultados obtidos nos projectos de preservação da biodiversidade;
  • propor alterações compatíveis  com regulamentos que permitam corrigir desvios de programação.

 

Ao Gabinete Técnico (GT), sob a orientação da Divisão de Planeamento da Câmara Municipal de Vila Real e com a supervisão do Conselho de Acompanhamento, está cometida a condução da execução de todas as iniciativas do PPBVR, designadamente a execução e coordenação das acções dos projectos “Proteger é Conhecer” e “SEIVACORGO”.

O Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real (PPBVR) pretende contribuir para travar a perda da biodiversidade no território do concelho, promovendo ao mesmo tempo o seu valor intrínseco, sobretudo a sua mais-valia patrimonial.

O PPBVR foi planeado ao longo dos últimos 18 meses e conta com a participação activa de um conjunto significativo de entidades públicas e privadas (ver parceiros), empenhadas na promoção do lema “Preservação da Biodiversidade é Promoção da Vida”.

As iniciativas do programa vila-realense arrancam justamente no ano escolhido pela ONU como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, que pretende, à escala global, criar uma nova consciência e convidar o mundo a celebrar a variedade e a vida no nosso planeta.