Legado de Inês Monteiro e Paulo Silva

Ler 2849 vezes
Terminou o trabalho de incorporação do importante legado de D. Inês Júlia Balsemão Monteiro à Biblioteca Municipal de Vila Real. Trata-se de um conjunto de 4.585 livros (diversos deles de assinalável raridade), coleccionados durante décadas por si e pelo seu marido, o bibliófilo Paulo José Fernandes Silva, nascido no Porto, mas oriundo de uma família vila-realense, muito ligada por exemplo ao jornal O Povo do Norte, entre finais do século XIX e princípios de século XX.
O referido legado, segundo a vontade da testamentária, integra ainda cerca de uma dezena de obras de arte, além de outros objectos pessoais de colecção, que o Município de Vila Real incorporou, neste caso através do Museu de Arqueologia e Numismática.
Entretanto, a Biblioteca Municipal deu início à fase de catalogação de todos esses livros, para que gradualmente estejam à disposição dos utentes, através do serviço de consulta de documentos reservados.

Classifique este item
(0 votos)